sem rodízio

Senado aprova lei que acaba com coligações proporcionais e pode acabar com rodízios

por GazetaMT

26 de Março de 2015, 13h00

Senado aprova lei que acaba com coligações proporcionais e pode acabar com rodízios
Senado aprova lei que acaba com coligações proporcionais e pode acabar com rodízios

O Senado aprovou na última terça-feira, 24, um projeto de lei que acaba com as coligações partidárias para eleições de deputados federais, estaduais e vereadores. O projeto ainda será votado pela Câmara dos Deputados antes de ser sancionado, mas já acendeu a luz de alerta de muitos vereadores e deputados, que se utilizam das coligações para completarem seus votos e se elegerem.

A partir da implementação da nova lei, os parlamentares dependerão apenas dos próprios votos para se elegerem, o que também deve por fim ao polêmico 'rodízio' de cadeiras, que acontece principalmente nas Câmaras Municipais, quando os titulares dos mandatos se afastam para 'dar vez' aos seus suplentes, que em tese também detém parte do mandato, já que seus votos ajudaram a abrir a vaga.

Apoiado por uns e combatido por outros, o rodízio de mandato já tem funcionado inclusive como moeda de troca pelos ditos 'puxadores de voto', ou seja, os políticos acertam entre si o rodízio como forma de premiar os menos votados por ajudarem na sua eleição. Detalhe: tudo pago com dinheiro público!

O Buxixo entende que a nova norma pode prejudicar as pequenas legendas, que terão mais dificuldades para eleger representantes, mas também entendemos que os nomes mais votados são aqueles escolhidos pelos eleitores para exercer os seus mandatos e qualquer mudança nessa situação soa como um certo desrespeito aos eleitores.