SOLUÇÃO

Municípios de Mato Grosso poderão construir abatedouros com apoio da Sudeco

A intenção da Superintendência é fornecer equipe técnica com contrapartida dos municípios que aderirem

por Redação com Só Notícias/Agronotícias

12 de Dezembro de 2017, 08h48

Municípios de Mato Grosso poderão construir abatedouros com apoio da Sudeco
Municípios de Mato Grosso poderão construir abatedouros com apoio da Sudeco

A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) deve apresentar os projetos de construção de abatedouros para municípios de Mato Grosso já no início de 2018. A assessoria da Sudeco informou que o projeto será detalhado no início de janeiro. A intenção da Superintendência é fornecer equipe técnica com contrapartida dos municípios que aderirem.

Conforme a Sudeco, os abatedouros visam solucionar o problema da falta de locais regularizados e higiênicos para o abate de animais criados por pequenos pecuaristas, muito frequente nos municípios. Eles ocuparão áreas de aproximadamente 10,7 mil/m² com capacidade de abate mensal máxima de 1,6 mil bovinos e 1,1 mil suínos.

Haverá, ainda, uma área administrativa composta por salas de gestão de abatedouro, cozinha, refeitório, vestiários e banheiros. "Isso gerará qualificação da mão de obra, emprego e renda para a população local", explicou o chefe de Gabinete da Sudeco, Márcio Villar, durante a apresentação dos projetos na reunião em comemoração aos 28 anos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

Segundo a Sudeco, a demanda pela construção de pequenos abatedouros de qualidade no Centro-Oeste é frequente, visto que a economia local é essencialmente agropecuária. O principal público atendido pelo FCO é composto por empreendedores do segmento rural. Até outubro, R$ 4,7 bilhões, dos R$ 5,9 bilhões contratados, foram para o setor rural.