SORRISO

Situação de Hospital Regional mobiliza deputados estaduais

Temática levantada por Valdir Barranco foi corroborada por demais parlamentares

por GazetaMT

24 de Maio de 2017, 08h04

Situação de Hospital Regional mobiliza deputados estaduais
Situação de Hospital Regional mobiliza deputados estaduais

Um vídeo repetidamente compartilhado nas redes sociais desde segunda-feira (22), sobre as dificuldades enfrentadas no Hospital Regional de Sorriso, foi o ponto de parte para um debate sobre as demandas da saúde pública em Mato Grosso na Sessão Plenária vespertina da terça-feira (23), na Assembleia Legislativa.

No vídeo, que reproduz uma entrevista, o diretor clínico da unidade, Roberto Satoshi Yoshida, emocionado, informa que, sem repasse de recursos, até o fim desta semana, acabariam alimentos para pacientes, gás de cozinha e, o mais preocupante, o 'gás medicinal', que é o oxigênio para quem precisa respirar com ajuda de aparelhos.

Quem levantou a temática foi o deputado Valdir Barranco (PT), classificando como "calamitosa" a situação da saúde em Mato Grosso. A partir daí, deputados da oposição e da base governista se posicionaram também exigindo atendimento das demandas do hospital reclamante e demais unidades de saúde sob a responsabilidade do Executivo estadual.

Os deputados Mauro Savi (PSB) e Zé Domingos Fraga (PSD), ambos da região de Sorriso, sendo o último ex-prefeito do município por três mandatos, manifestaram sentir desconforto na cidade, pois são cobrados por melhorias no hospital. Para eles, responder que o repasse de recursos financeiro é de responsabilidade do governo Estado não basta. Savi sugere ao governador "que tire dinheiro de outro lugar" e Fraga chama de "epidemia" a "falta de financiamento" da área, que pode gerar um "genocídio" em Mato Grosso.

Diante do sentimento de impotência de alguns parlamentares perante o caos na saúde, a deputada Janaina Riva (PMDB) assegurou que irá "sobrestar [interromper o andamento] a pauta do Parlamento, até que se resolva a questão da saúde em Mato Grosso". Valdir Barranco referendou o apontamento da parlamentar e ambos oposicionistas receberam apoio do governista Oscar Bezerra (PSB). "Eu quero ser parceiro para tentar achar uma solução. Somos da base, mas a base não está conseguindo mais suportar".