"SURFISTA"

Medeiros aproveita boa maré construída no Senado em disputa contra enrolado peemedebista

por GazetaMT

10 de Janeiro de 2017, 08h41

Medeiros aproveita boa maré construída no Senado em disputa contra enrolado peemedebista
Medeiros aproveita boa maré construída no Senado em disputa contra enrolado peemedebista

Das bancadas que se articulam de olho nas eleições à presidência do Senado Federal já no primeiro dia de fevereiro, tem a maior o PMDB. Na disputa pelo comando da Casa, teria a sigla nas mãos faca e queijo para disputar e consolidar a continuidade do jeito Renan Calheiros (PMDB-AL) de fazer política, não fosse, mais uma vez, o medo do rabo preso devidamente delatado no desenrolar da Operação Lava Jato.

Nunca se viu partido mais citado, mais até que o próprio PT. Deixemos, entretanto, este tema para uma próxima coluna. Mote desta é a abertura, por conta de tanta corda no pescoço, dos caminhos ao senador mato-grossense José Medeiros (PSD). Abaixo, explica-se:

Pelo PMDB, intenta disputar a presidência do Senado o atual líder do partido, Eunício Oliveira (PMDB-CE). Seu nome, entretanto, já fora citado nas delações de executivos da construtora Odebrecht. Na última, apareceu na lista de "propineiros" apontada pelo ex-diretor institucional Cláudio Melo Filho. Eunício nega que tenha recebido ao menos R$2mi em propina a troco de contratos e projetos de interesse da empreiteira.

Seja como for, o nome fora queimado. E é na contramão que surge Medeiros, figurando como via alternativa. Enquanto o peemedebista vive futuro incerto, podendo ser eleito e cassado, o social-democrático surfa numa onda sem rejeição e moral costurada ao longo de 2016.

Há uma semana, em entrevista ao GazetaMT, Medeiros chegou a comentar os planos de ocupar o posto maior na Casa. ""Há quem diga que é um suicídio político. Mas não tem problema, porque hoje tenho respaldo. Se continuar este cenário eu serei sim candidato. Tenho medo é de errar pela omissão, prefiro errar por ação, desde que pensada", frisou ao se referir tanto aos colegas que apoiam quanto aos que rejeitam a candidatura. No segundo grupo, está Gilberto Kassab, ministro das Ciências, Tecnologia e Comunicações e presidente nacional do PSD.

Também sobre o pífio presidente do PSD, Buxixo prefere não comentar. Não vale o espaço gasto, essa é a verdade.  De volta a Medeiros, surfista nesta boa maré, é hora de avançar e trazer para si os votos que Eunício certamente já começa a perder.