TECNOLOGIA

Mais municípios do Estado aderem ao Internet Para Todos

Rondonópolis foi um dos primeiros a conhecer programa federal que visa aprimorar comunicação

por GazetaMT

12 de Fevereiro de 2018, 13h37

Mais municípios do Estado aderem ao Internet Para Todos
Mais municípios do Estado aderem ao Internet Para Todos

No último dia de visita a municípios mato-grossenses para informar sobre como funcionará o programa 'Internet para Todos', o vice-governador Carlos Fávaro obteve a confirmação de que mais três cidades irão aderir ao programa: Sinop, Cláudia e União do Sul. As reuniões ocorreram na última sexta-feira (09) e, além dos prefeitos, também participaram deputados estaduais, gestores públicos, empresários, vereadores e população local.

Fávaro fez questão de ressaltar que a prioridade do programa será o atendimento aos locais onde não existe o acesso à internet ou em que haja precariedade no serviço. "Um estado continental como Mato Grosso sofre muito com a carência nessa área e nos dias atuais a internet não é luxo, é uma necessidade. Por isso, a primeira fase do programa começará onde não tem internet, vamos buscar municípios, distritos e comunidades que realmente necessitam desse serviço", disse.

Rondonópolis

No início do mês, o ex-deputado federal por Mato Grosso e atual assessor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações -MCTI, Tampinha -PSD, ofereceu ao prefeito José Carlos do Pátio -SD adesão ao programa federal Internet Para Todos. Cabe ao município protocolar formalmente interesse ao órgão do Governo.

A Pasta é comandada atualmente pelo ministro Gilberto Kassab. O programa carece de habilitação dos municípios desde o lançamento do primeiro satélite de banda larga nacional (o Brasil, ainda hoje, utiliza tecnologia estrangeira), em maio de 2017.

A banda larga do programa vem do satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, fruto de um investimento de R$ 3 milhões do governo federal. A partir da formalização do interesse dos municípios, um convênio firmado junto ao MCTI possibilita que a Telebrás forneça antenas redistribuidoras de sinal.

Boa parte do estado de Mato Grosso não possui conectividade, em especial nas zonas rurais Estado a dentro. "É uma realidade, sair de Cuiabá a Rondonópolis e no caminho ficar sem internet, sem comunicação. Em outros cantos de Mato Grosso também é assim. Queremos justamente isso, levar comunicação e sinal de internet de baixo custo à população", ressalta Tampinha. Em Rondonópolis, a primeira ação, caso firmado o convênio, será voltada à zona rural.

O Internet Para Todos possui, ainda, convênio junto às Forças Armadas, e destina melhorias à para a Saúde e Educação

Polo Tecnológico

Junto a Tampinha, Pátio se comprometeu protocolar o interesse do município pelo programa federal. "Estamos caminhando muito na área da tecnologia. Ano passado a realização da Feciti (feira do segmento promovida no município) foi um sucesso. Temos jovens que são verdadeiros talentos neste ramo, estudantes convidados à Rússia para mostrar os conhecimentos. Recentemente ganhamos mais estrutura com os novos prédios do Senai, Secitec. Avançamos muito", analisou.

Rondonópolis estudará, ainda, unir a adesão ao programa com o já implantado prontuário eletrônico nas unidades de Saúde, hoje alimentado por fibra ótica e com custo significativo.