Agronegócio

Quinze mil mudas de cacau serão distribuídas aos agricultores de MT

Segundo os organizadores dessa iniciativa, as mudas devem ser distribuídas entre dezembro deste ano e janeiro de 2020

por Da redação com G1

30 de Outubro de 2019, 15h13

Quinze mil mudas de cacau serão distribuídas aos agricultores de  MT
Quinze mil mudas de cacau serão distribuídas aos agricultores de MT

Foto: Reprodução

Um projeto de incentivo à produção de cacau distribuirá 15 mil mudas do fruto para agricultores de Juruena, a 893 km de Cuiabá, onde o projeto é desenvolvido. Na região existem mais de 100 agricultores. Desses, 60 devem participar de um curso de capacitação para a produção de cacau.

O projeto 'Poço de Carbono Juruena' em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, busca oferecer alternativas sustentáveis de renda aos agricultores familiares e povos indígenas.

Segundo os organizadores dessa iniciativa, as mudas devem ser distribuídas entre dezembro deste ano e janeiro de 2020. A ação tem por objetivo intensificar a cultura na região.

De acordo com especialistas do projeto, a plantação de cacau ajuda a recuperar áreas degradadas, conservar os mananciais aquíferos e os nutrientes do solo, além de manter o equilíbrio do clima, por absorver carbono da atmosfera.

A plantação desse fruto é uma alternativa para diversificação de culturas em Mato Grosso.

Produção em MT

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 2017, Mato Grosso possuía, até então, uma área plantada de 980 hectares e com produção de 647 toneladas de cacau.

Os números representam a soma das áreas plantadas em 12 municípios do estado, com destaque para Alta Floresta, Colniza e Cotriguaçu.

Na sequência, estão Paranaíta, Aripuanã, Brasnorte, Novo Mundo, Nova Monte Verde, Porto Estrela, Rondolândia, Terra Nova do Norte e Carlinda.

A produção mato-grossense representa 2,16% do índice nacional. A produtividade média, no estado, é de 660 quilos por hectare.