Transformação

Medeiros destaca importância do Programa Criança Feliz

Senador destacou também que a poluição é um dos principais causadores de mortalidade infantil no mundo, segundo relatório da OMS.

por GazetaMT

16 de Março de 2017, 07h15

Medeiros destaca importância do Programa Criança Feliz
Medeiros destaca importância do Programa Criança Feliz

Em discurso no Plenário, nesta quarta-feira (15), o senador José Medeiros (PSD-MT) destacou a importância do Programa Criança Feliz, do governo federal, que propõe medidas de estímulo ao desenvolvimento das crianças nos primeiros mil dias de vida. "Não resta dúvida de que o Programa Criança Feliz tem condições de transformar a realidade de milhões de brasileiros e, no futuro, esvaziar presídios e encher escolas. Esse é o melhor e maior programa já feito no Brasil em termos de programa social", afirmou.

José Medeiros destacou também que a poluição é um dos principais causadores de mortalidade infantil no mundo, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com o documento, mais de uma em cada quatro mortes de crianças menores de cinco anos é provocada por ambientes insalubres, que causam doenças como diarreia, malária e pneumonia.

"A ação dos poluentes sobre o organismo pode ser pouco visível, pode ser silenciosa, mas o relatório não deixa dúvidas: um ambiente poluído é muito mais do que um cenário desagradável ou desconfortante; um ambiente poluído é um ambiente mortal, um agente mortífero para as crianças pequenas que têm seus órgãos e sistema imunológico ainda em desenvolvimento e vulneráveis ao ar e à água contaminados", frisou.

O senador mato-grossense afirmou também que a agência das Nações Unidas ressalta a necessidade de ações e investimentos em medidas que impeçam a disseminação de substâncias nocivas às crianças, a exemplo do adequado armazenamento de água e do investimento no uso de combustíveis mais limpos.

Lançamento - José Medeiros aproveitou o pronunciamento para fazer um convite sobre o lançamento do Programa Criança Feliz em Cuiabá. "Amanhã, às 19h, estará em Mato Grosso o ministro Osmar Terra para lançar para os prefeitos do estado o Programa Criança Feliz, que, com certeza, será uma revolução. Esse é um momento importante. Enquanto as aves de mau agouro estão querendo transformar o País num verdadeiro pandemônio, transformando passeatas de duas, três pessoas em milhões, nós estamos trabalhando para transformar o futuro deste Brasil", declarou.