TRE

Reunião esclarecerá dúvidas sobre prestação de contas de campanha

O TRE-MT julgará este ano, 498 processos de prestação de contas

por GazetaMT

17 de Outubro de 2014, 16h19

Reunião esclarecerá dúvidas sobre prestação de contas de campanha
Reunião esclarecerá dúvidas sobre prestação de contas de campanha

 

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e propiciar o prévio agendamento para a entrega da prestação de contas de campanha eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) promove reunião na próxima segunda-feira (20/10), às 9h, no Plenário do Tribunal. Foram convidados os presidentes dos diretórios regionais, juntamente com os contadores e advogados responsáveis pela entrega da documentação.

A prestação de contas é obrigatória para os candidatos e partidos, em conjunto com os respectivos comitês financeiros, se constituídos. As contas finais devem ser prestadas até o dia 04 de novembro deste ano. O TRE-MT julgará, este ano, 498 processos de prestação de contas. Desse total, seis são referentes a candidatos a governador/vice; sete de senador/suplente; 113 de deputados federais; 336 de deputados estaduais; 29 de direção regional de partido; e sete de comitês financeiros.

Todos os candidatos precisam prestar contas à Justiça Eleitoral, inclusive aqueles que renunciaram ou tiveram registros de candidaturas indeferidos, correspondentes ao período em que participou do processo eleitoral.

Cadastro voluntário - No site do TRE-MT, www.tre-mt.gov.br, menu Eleições 2014, ícone Prestação de contas, está disponível o cadastro voluntário de informações de doações e fornecedores de campanha. A ferramenta é destinada à prestação de informações voluntárias pelos doadores e fornecedores sobre doações ou gastos de campanha de candidatos, comitês financeiros e partidos políticos.

A expectativa é que os processos de prestação de contas dos candidatos eleitos sejam julgados até o dia 10 de dezembro, oito dias antes da diplomação. A falta de entrega das 1ª e 2ª parciais constarão nos processos avaliados pela Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria, e pode influenciar no julgamento final da prestação de contas pelo juiz eleitoral.