tudo pronto

Juiz da 46ª Zona convoca eleitores a votarem mais cedo e diz que processo será mais rápido

'O que nós recomendamos é que os eleitores procurem votar logo nos primeiros momentos da manhã ou da tarde', disse o magistrado

por

25 de Outubro de 2014, 15h58

Juiz da 46ª Zona convoca eleitores a votarem mais cedo e diz que processo será mais rápido
Juiz da 46ª Zona convoca eleitores a votarem mais cedo e diz que processo será mais rápido

O juiz da 46ª Zona Eleitoral, Wanderlei José dos Reis, afirmou que a Justiça Eleitoral trabalha para que processo de votação no segundo tuurno seja menos moroso que no primeiro turno, quando em diversos locais a votação somente foi encerrada por volta de 20 horas, devido a grande demora para a identificação dos eleitores por meio da biometria, o que provocou a criação de longas filas e a demora na votação.

"O que nós recomendamos é que os eleitores procurem votar logo nos primeiros momentos da manhã ou da tarde e não deixem para votar no último momento, o que também foi um dos motivos da formação das filas nos locais de votação", alertou o magistrado.

Segundo ele, o tema da demora na identificação dos eleitores foi tema de uma palestra proferida para mesários e presidentes de sessões eleitorais e os mesmos foram orientados no sentido de agilizar a votação. "Cada eleitor tem direito a oito tentativas de ser identificado por meio da biometria e nós já vamos oficiar Brasília para que isso mude já para as próximas eleições e sejam apenas quatro tentativas. Acreditamos que isso ajudará em muito a agilizar o processo, por si só. Mas isso somente será possível para a eleição de 2016", adiantou.

'A nossa expectativa é que esse turno seja mais rápido, até por que no primeiro haviam cinco candidatos e agora só dois', disse o juiz Wanderlei José dos Reis - Foto Luan Dourado/GazetaMTAinda segundo o juiz, a Justiça Eleitoral não chegou a uma conclusão sobre o que causou a dificuldade na identificação das digitais de eleitores, mas ele argumenta que o problema não foi na máquina que identifica os eleitores e que, na maioria dos casos, tratou-se de problemas como mãos calejadas, suadas ou com digital desgastada dos próprios eleitores.

"Mas todas as urnas já estão lacradas e os mais de 53 mil eleitores de Rondonópolis e os cerca de 12 mil eleitores de Pedra Preta, que compõem a 46ª Zona Eleitoral podem ficar tranquilos que está tudo pronto darmos início do procedimento do segundo turno e a nossa expectativa é que esse turno seja mais rápido, até por que no primeiro haviam cinco candidatos, muitos com cinco algarismos, o que leva mais tempo e provocou o travamento de muitos eleitores, que conseguiam votar até determinado candidato e não conseguia ir adiante. A conjugação desses dois fatores gerou a fila, o que acredito que não ocorrerá no segundo turno", concluiu.

A eleição desse domino, 26, terá início a partir de 8 horas e irá até as 17 horas. A expectativa é que até por volta de 20 horas já se saiba o vencedor do pleito presidencial.