VACINAÇÃO

Secretaria de Saúde ignora questionário enviado, mas divulga balanço parcial

Rondonópolis atingiu 61,50% da meta da campanha nacional, informou agora a tarde a Pasta

por Robson Morais

16 de Maio de 2018, 13h05

Secretaria de Saúde ignora questionário enviado, mas divulga balanço parcial
Secretaria de Saúde ignora questionário enviado, mas divulga balanço parcial

Questionada pela reportagem do GazetaMT desde o início desta semana, via telefone e e-mail, a Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis preferiu não atender à solicitação de fornecer números referentes à campanha nacional de vacinação contra a Influenza em âmbito municipal. Via assessoria de imprensa, porém, divulgou agora a tarde um balanço parcial da mobilização, cujo chamado dia D ocorreu no último sábado, 12.

Segundo a nota, até agora, 30.773 pessoas foram imunizadas no município, o que corresponde a 61,50% da meta estipulada para o município, que é de proteger 50.036 indivíduos do grupo prioritário com a dose da trivalente.   Foram atendidas, neste primeiro momento, as pessoas dos chamados grupos prioritários.

Casos

"Até agora temos oito casos notificados da influenza, sendo que três deram resultado negativos e dois estão sob análise", afirma na nota enviada a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Magda Rosa.

No final de abril, uma paciente de Jaciara foi internada no Hospital Regional de Rondonópolis e veio a óbito. A suspeita era, na época de H1N1. A Secretaria ainda não forneceu informações atualizadas quanto aos resultados dos exames laboratoriais que confirmam a causa da morte. Os exames de confirmação são feitos em São Paulo, Rio de Janeiro ou Belém do Pará e o resultado demoram cerca de 30 dias.

A campanha segue até o dia 1º de junho.

Outras doenças

Também questionada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde não confirmou a informação de casos de chicungunha e dengue hemorrágica em Rondonópolis. Uma das pacientes supostamente seria uma indígena. A reportagem tentou contato com o órgão, via assessoria de comunicação do Poder Executivo, na última segunda-feira, terça-feira e, com esta nova informação, também na manhã de hoje. 

Prints dos e-mails enviados pela reportagem do GMT entre segunda e quarta-feira desta semana

Atualização

Após a publicação da matéria, às 14h03, uma nova nota foi enviada à redação, desta vez em resposta aos mais recentes questionamentos. Segue abaixo:

“O departamento de Vigilância Epidemiológica informou que foram confirmados três casos de chicungunha, sendo duas mulheres uma de 33 e outra de 38 anos e um homem de 61 anos.

Os três paciente foram atendidos nas unidades de saúde nos bairros onde moram e o quadro evoluiu para a cura, sem complicações. Os três pacientes foram liberados e passam bem em casa.

Nesses casos a Secretaria de Saúde realizou o bloqueio químico numa área de oito quadras a partir da casa do paciente.

Sobre dengue hemorrágica não foi confirmado nenhum caso.

O restante das demandas constam no release enviado recentemente com balanço do dia D da campanha”.