10 de Julho de 2019 às 12:34

Nutricionista dá dicas de como aproveitar Dia da Pizza de forma saudável

Gazeta MT

Responda rápido. Quem inventou a pizza: egípcios ou italianos? Provavelmente a primeira resposta seria que esse alimento tão comum e delicioso veio, claro, da Itália. Mas a resposta está errada. Há mais de 6 mil anos, os egípcios foram os primeiros a misturarem farinha com água e dar origem a uma massa semelhante a utilizada hoje pelo mundo.

As receitas, é claro, foram sendo aprimoradas ao passar dos milênios e hoje é possível criar inúmeras opções saudáveis de massas, caseiras ou não. Couve-flor e brócolis, por exemplo, são algumas opções que podem ser utilizadas para fazerem a base de uma massa diferente e saudável de pizza.

A nutricionista da rede de supermercados Casa Aurora, na Região Norte de Mato Grosso, dá uma dica de receita de pizza ao fim do texto e ainda afirma que é possível, sim, comer um alimento muitas vezes tido como “vilão” da dieta de uma maneira mais fit. “Hoje já contamos com opções mais acessíveis como a farinha integral, que torna a pizza mais nutritiva e saudável, além disso, as escolhas dos sabores da pizza também farão a diferença. E, por fim, vale lembrar que em datas especiais ou comemorativas, como o próprio Dia da Pizza, comer uma está liberado”, afirma Iara Gamboa de Oliveira.

Em Sinop, a Casa Aurora conta ainda com pizzas artesanais de fabricação própria e nas outras cidades da rede, é possível comprar os ingredientes para preparação das próprias pizzas ou comprar massas semi-prontas.

E A ITÁLIA? – Sim, a pizza ganhou contornos mais, digamos, italianos quando chegou à Península da Etrúria, no país. Foi por lá que começaram a testar diferentes combinações, inclusive sendo no início de sua história considerada alimento dos pobres do sul da Itália.

Anos depois, os napolitanos começaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa. Naquela época, no entanto, a pizza lembrava um sanduíche e o recheio dela tinha também relação com posses: quem tinha mais dinheiro colocava mais coisas, como queijo, linguiça e ovos.

Foi no século XVI que a pizza se tornou, de fato, popular em Nápoles e começou a se espalhar pelo mundo. O alimento, tal qual o conhecemos no Brasil, teria sido criada por Raffaele Sposito, em 1889. O Dia da Pizza é comemorado anualmente no dia 10 de julho. 

A RECEITA

Pizza com massa de brócolis

Ingredientes da massa:

1 brócolis

2 ovos

½ xícara de queijo parmesão ralado

¼ de xícara de queijo muçarela + 1 xícara de queijo muçarela

Sal a gosto

Orégano a gosto

Modo de preparo:

1.       Cozinhar o brócolis em água fervente por 4 minutos. Reservar por 20 minutos para esfriar.

2.       Triturar o brócolis frio no processador.

3.       Dispor o brócolis triturado em uma tigela.

4.       Juntar os ovos, o queijo parmesão, o queijo muçarela e uma pitada de sal.

5.       Misturar bem.

6.       Dispor em uma forma antiaderente e assar em forno preaquecido 180 graus por 20 minutos.

7.       Retirar do forno, colocar os ingredientes de preferência para o sabor da pizza.

8.       Retornar ao forno por mais 15 minutos.