Rondonópolis

Câmara autoriza Prefeitura a ceder espaços para eventos carnavalescos

Após polêmica sobre necessidade de avaliação pela Câmara, projeto foi aprovado com 13 votos favoráveis e apenas um contrário

por

20 de Fevereiro de 2014, 08h00

Câmara autoriza Prefeitura a ceder espaços para eventos carnavalescos
Câmara autoriza Prefeitura a ceder espaços para eventos carnavalescos

O vereador Milton Mutum (na tribuna) foi o único a votar contra o projetoA Câmara Municipal de Rondonópolis aprovou ontem (19) projeto autorizando a Prefeitura a ceder temporariamente as áreas do antigo aeroporto e também do estacionamento do Estádio Municipal para a realização de eventos carnavalescos. O projeto foi aprovado com 13 votos favoráveis. O vereador Milton Mutum (PSD) votou contra e cinco parlamentares não estavam no plenário no momento da votação.

O projeto foi enviado pelo Executivo e tramitou em regime de urgência. Ele prevê a cessão das áreas a partir desta quinta-feira (20), até o dia 10 de março. Os espaços deverão ser devolvidos pelos organizadores do evento nas condições originais.

Antes da votação, o vereador Milton Mutum e outros colegas questionaram a necessidade de apreciação do projeto pela Câmara. Segundo eles, a lei orgânica autoriza o prefeito a fazer cessões temporárias sem necessidade de autorização prévia do Poder Legislativo.

"Não é uma questão de ser contra ou a favor da cessão das áreas, apenas acho que o Executivo está agindo com excesso de zelo e isso pode trazer prejuízos no futuro. Esta é uma responsabilidade que Câmara não precisa ter. Não concordo com a forma como a questão foi encaminhada e por isso votei contra o projeto", afirmou Mutum.

O vereador Roni Magnani (PP) também avalia que a cessão era um ato discricionário do Executivo e não deveria ter sido submetida ao crivo da Câmara. Ele lembrou que o município já autorizou a realização de outros eventos em áreas públicas, sem solicitar permissão dos vereadores. Apesar disso, ele votou favorável ao projeto e defendeu o apoio oficial aos eventos de carnaval.

Rodrigo da Zaeli (PSDB) destacou o interesse popular na realização dos eventos"O carnaval já faz parte do calendário de Rondonópolis, é a única grande festa popular que temos. A Câmara já aprovou apoio financeiro vultuoso para eventos que não tinham caráter popular, como a Exposul. Não há porque negar apoio ao carnaval", ponderou.

O vereador Rodrigo Lugli também apontou o interesse popular como justificava para a aprovação do projeto. Para ele, a decisão de envolver a Câmara na discussão foi positiva.

"Acho importante esse diálogo com os vereadores. Rondonópolis perdeu muito no ano passado por não ter realizado o carnaval e não podemos repetir o erro. O lazer ajuda a movimentar a economia, fortalece o turismo e é um elemento importante para a qualidade de vida. Temos que apoiar e fazer o necessário para que seja sadio e acessível a todos", declarou Rodrigo.

Tradição
Os vereadores Adonias Fernandes (PMDB) e Reginaldo Santos (PPS) também defenderam a aprovação do projeto como forma de contribuir com o lazer e estimular a economia local. Adonias disse que a festa já é uma tradição entre os rondonopolitanos e que os organizadores dos eventos programados para este ano já fizeram muitos investimentos na contratação de artistas e da estrutura necessária.

Reginaldo Santos destacou que a colaboração do Poder Público foi tema de uma reunião prévia entre o prefeito Percival Muniz e os vereadores, que chegaram a um consenso sobre a necessidade de manter a tradição."É uma festa popular e é natural que o município colabore com o que for possível. As matinês serão abertas e os valores que estão sendo anunciados são bastante acessíveis", pontuou.

O secretário chefe de Gabinete, Eduardo Duarte, acompanhou a sessão e agradeceu o apoio dos vereadores. Conforme ele, a decisão de enviar o projeto para a Câmara segue o que determina a lei.

"Já há decisões de alguns tribunais de contas indicando que esse trâmite é necessário no caso da cessão de espaços para a eventos que são pagos. Optamos por não correr riscos e acho que os vereadores agiram com maturidade", disse o secretário.

Leia também:

Polícia vai focar nos condutores de motos e coibir o tráfico e porte ilegal de armas

Organizadores dizem que estão finalizando procedimentos burocráticos para eventos de Carnaval

Comandante da PM diz que ainda não foi consultado sobre segurança no Carnaval

Rondonfolia contará com shows do cantor Naldo Benny e do grupo Bonde do Forró