Julgamentos no TSE podem alterar o quadro sucessório em Rondonópolis

por GazetaMT

28 de Junho de 2012, 07h03

Julgamentos no TSE podem alterar o quadro sucessório em Rondonópolis
Julgamentos no TSE podem alterar o quadro sucessório em Rondonópolis

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode definir hoje o quadro sucessório em Rondonópolis. Além da sessão para concluir o julgamento sobre a elegebilidade dos candidatos que tiveram contas de campanha desaprovadas em eleições anteriores, há também a expectativa de que os ministros do TSE julguem hoje o recurso especial impetrado pela defesa de Pátio visando cancelar integralmente a decisão do TRE.

No primeiro caso, a decisão pode comprometer a candidatura de Percival Muniz (PPS) pelo Movimento Rondonópolis Muito Mais. Percival não conseguiu a aprovação das contas da campanha de 2010 e corre o risco de ser barrado agora pela Justiça Eleitoral.

Os aliados de Muniz afirmam que os problemas na prestação de contas foram mínimos e insuficientes para impedir o registro da candidatura, independente da decisão de hoje no TSE. Mas, neste caso, ele provavelmente teria de concorrer respaldado por uma decisão judicial, o que poderia afetar negativamente o desempenho na eleição.

Com relaçao ao ex-prefeito José Carlos do Pátio, o Buxixo ouviu dizer que o julgamento do recurso especial está na pauta de hoje. Em caso de êxito de sua defesa, Pátio terá assegurado os direitos políticos - restabelecidos nesta semana em uma decisão liminar (provisória) - e pode inclusive reconquistar a cadeira na Prefeitura Municipal.

Mas, se perder, o ex-prefeito terá praticamente inviabilizado o retorno à Prefeitura e também a possibilidade de entrar na disputa por um novo mandato. Ele ainda poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal, mas, neste caso, não teria tempo hábil para uma nova candidatura.