ISOLAMENTO SOCIAL

“É triste ainda ter que continuar pedindo para que fiquem em casa”, diz Secretária

Em entrevista coletiva, Izalba Albuquerque comentou aglomeração de pessoas em locais públicos e empresas e sugeriu aplicação de multas; Rondonópolis tem 8 casos de Covi-19 confirmados e casos de transmissão comunitária

por Robson Morais - De Rondonópolis / Imagens: Messias Filho

07 de Abril de 2020, 15h32

Foto: Messias Filho/GazetaMT
Foto: Messias Filho/GazetaMT

Em entrevista coletiva à imprensa de Rondonópolis na manhã de hoje (7), a secretária municipal de Saúde, Izalba Albuquerque deu o tom de desabafo. No último final de semana, locais públicos da cidade estiveram cheios de pessoas, além de empresas que desde a permissão para a reabertura parcial tem descumprido as normas acordadas junto ao Comitê de Gestão de Crises criado pela Prefeitura. “A gente fica triste quando vê uma situação dessas. É triste ter que ainda ter que continuar pedindo: 'fiquem em casa'...”, disse. 

Já são oito os casos de Covid-19 confirmados, segundo o boletim de Saúde mais recente divulgado pela Pasta. Os suspeitos passam e 70 e continuam subindo. “Nós já temos a transmissão comunitária. Tem casos de pessoas contaminadas que não estão respeitando a quarentena, estão na rua contaminando outras pessoas”, afirmou Izalba.

No último domingo (5), um dos locais flagrados com aglomeração foi o Cais. É apenas um dos muitos que reuniram pessoas ao longo do final de semana. Segundo a chefe da Pasta, uma reunião prevista para esta tarde poderá definir, inclusive, multas a serem aplicadas a empresas e cidadãos comuns que descumprirem a ordem de isolamento social. “Falta bom senso. Não está permitido aglomerar, fazer festas, nem nada do tipo. Se for preciso, nós tomaremos as medidas”, disse.

Ontem, uma loja de materiais de construção precisou ser interditada pela fiscalização. Uma situação específica, onde até uma investigação de transmissão consciente poderá ser aberta. “Ali fizemos o que foi preciso. Não somos os verdadeiros culpados pela situação. Quanto às demais empresas da cidade, se for preciso, nós também vamos intervir. Esta não é uma situação de brincadeira ou de politicagem. é uma crise e nós estamos falando muito sério com nossa população”, completou Izalba.

Como já noticiado em primeira mão pelo site GazetaMT, a quantidade atual de respiradores preocupa a Secretaria Municipal de Saúde.  Leia aqui: https://gazetamt.com.br/3/4/2020/rede-publica-de-saude-dispoe-de-numero-limitado-de-respiradores-em-rondonopolis/

Vídeo