HERÓIS

Depois de “mancada” em homenagem, Zé do Pátio entrega honraria a equipe do Samu

Solenidade deveria ocorrer ontem, conforme anunciado pelo Executivo via assessoria

por GazetaMT

21 de Fevereiro de 2017, 14h47

Depois de “mancada” em homenagem, Zé do Pátio entrega honraria a equipe do Samu
Depois de “mancada” em homenagem, Zé do Pátio entrega honraria a equipe do Samu

Decreto assinado pelo prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio -SD, concedeu homenagem à equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência -Samu, responsável por salvar a vida de um bebê em parto de emergência realizado ainda dentro da ambulância. Na ocorrência, registrada na noite da última sexta-feira, 17, a mãe do bebê acabou morrendo.

As honrarias, como divulgado pela assessoria de imprensa do Executivo, deveria ocorrer ontem, 20. As homenagens foram canceladas na última hora.

Na sala de reuniões da Prefeitura, Pátio leu o documento de outorga das Moções de Aplausos aos servidores Luiciana Abreu Horta (médica), Evilásia Soares (enfermeira) e Genivaldo Gomes Júnior (cabo dos Bombeiros, motorista da viatura), em reconhecimento pelo feito heroico. "Fico muito emocionada. Sou apaixonada pelo Samu, todos nós (equipe) somos. É uma das instituições federais que mais contribuem para sociedade. Quem veste esta farda azul tem muita responsabilidade e não trabalha por dinheiro. Trabalha porque gosta", destacou a médica Luciana Horta, responsável pelo parto da recém nascida.

O caso

No dia da ocorrência, por volta das 20h, a equipe médica do Samu foi acionada pera atender a um mal súbito, com crises de convulsão da paciente. Ao chegar no local, a mãe do bebê, Iolanda Pimentel, já não apresentava sinais vitais.

Horta e sua equipe, então, optaram por uma cesariana de emergência. Logo após o parto, o bebê também estava em óbito. A criança foi reanimada de imediato pela enfermeira e encaminhada para a Santa Casa, onde segue internada. O estado de saúde inspira cuidados, mas se mantém estável.


Médica Luciana Horta é abraçada pelo pai da criança salva após parto de emergência. Foto: Luan DouradoFamiliares

A equipe também foi homenageada pela família da mãe e do bebê. Das mãos do pai, Christian Galvão, 22 anos, a médica e os demais membros receberam flores em agradecimento. "Toda minha inspiração e vontade de viver agora são pela minha filha. Minha esposa se foi, mas me deixou a coisa mais linda e maravilhosa que podia me dar", disse.

Confirmado pelo pai o nome da menina: Luíza Vitória.