Adiado
Após arquivamento, vereadores prometem apresentar novo requerimento para CEI da Travessia Urbana
O primeiro pedido foi arquivado seguindo parecer da assessoria jurídica; para Milton Mutum houve 'rigor excessivo' na decisão
25 de Julho de 2012, 18h50
A Mesa Diretora da Câmara Municipal decidiu arquivar o pedido de instalação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar irregularidades na obra da travessia urbana da BR 364 em Rondonópolis. Conforme o GazetaMT havia antecipado, a medida segue recomendação da assessoria jurídica da própria Casa, que apontou o não cumprimento de formalidades regimentais no pedido feito pelo vereador Milton Mutum (PSD) e endossado por outros três parlamentares. Mutum já antecipou que apresentará um novo pedido propondo a implantação da CEI.
O arquivamento foi duramente criticado pelos vereadores da oposição, em especial o autor do pedido. Milton Mutum garante que seguiu as orientações do Regimento Interno da Casa ao encaminhar o pedido na forma de um Projeto de Resolução e não através de um 'Requerimento', apesar de admitir que pode ter ocorrido erros, avaliou que o arquivamento poderia ser evitado se houvesse disposição política da maioria.
"Vou pedir a opinião de outros advogados. Não nego que o parecer pode estar correto, porém está claro que há um rigor excessivo nesse caso. A falha alegada não deveria ser impedimento para iniciarmos a investigação", avaliou.
Segundo Mutum, os argumentos apresentados no pedido inicial deverão ser reformulados e apresentados na próxima sessão ordinária do Legislativo, através do instrumento sugerido pela assessoria da Câmara. Ele confirmou que mantém o apoio de um terço dos vereadores, percentual mínimo exigido para viabilizar a implantação da CEI.
Reações
O vereador Reginaldo Santos (PPS) preferiu não polemizar com a assessoria jurídica da Câmara. Para ele o mais importante no momento é focar a atenção nas medidas visando garantir a apuração das irregularidades na obra, orçada em cerca de R$ 54 milhões.
"Se eles querem que a gente faça um novo requerimento, façamos. O que não podemos é desistir da nossa função de fiscalizar. Vamos fazer nossa parte e acredito que, daqui para frente, não haverá novos adiamentos", afirma.
Mohamed Zaher (PSD) também disse que o arquivamento determinado hoje não o desanimou. "Vamos continuar lutando para esclarecer o que aconteceu nesta obra. Vamos reafirmar o pedido de instalação da CEI e queremos que esta investigação ocorra da forma mais ampla e transparente possível", adiantou.
Alémde Mutum, Zaher e Reginaldo, o pedido arquivado hoje também tinha a assinatura do vereador João Gomes (PSD).
Leia também:
Câmara Municipal vai arquivar pedido de abertura da CEI sobre Travessia Urbana
Instalação da CEI ficou para a próxima sessão; vereadores ainda podem incluir ou retirar assinatura
Milton Mutum nega atraso no protocolo e quer instalação da CEI da Travessia Urbana nesta quarta
Bancadas do PSD e do PPS cobram e Câmara será obrigada a investigar obra da travessia urbana
Prefeito confirma renovação de convênio e obras da travessia urbana devem ser retomadas em 10 dias
Mohamed defende quebra de sigilo financeiro e telefônico da Objetiva
DNIT/MT estuda multa por falha na fiscalização e quer a 'verdade' sobre obra da travessia urbana
Prefeitura diz que empreiteira vai recuperar pavimento no trecho sem asfalto da BR-364
Prefeitura estuda duas propostas para resolver problema da travessia urbana em caráter emergencial
Exclusivo:Consultora recebeu mais de R$ 600 mil para fiscalizar obra, mas ainda não explicou falhas