Adiado

Após arquivamento, vereadores prometem apresentar novo requerimento para CEI da Travessia Urbana

O primeiro pedido foi arquivado seguindo parecer da assessoria jurídica; para Milton Mutum houve 'rigor excessivo' na decisão

por

25 de Julho de 2012, 18h50

Após arquivamento, vereadores prometem apresentar novo requerimento para CEI da Travessia Urbana
Após arquivamento, vereadores prometem apresentar novo requerimento para CEI da Travessia Urbana

A Mesa Diretora da Câmara Municipal decidiu arquivar o pedido de instalação de uma Comissão Especial de Inquérito  (CEI) para apurar irregularidades na obra da travessia urbana da BR 364 em Rondonópolis. Conforme o GazetaMT havia antecipado, a medida segue recomendação da assessoria jurídica da própria Casa, que apontou o não cumprimento de formalidades regimentais no pedido feito pelo vereador Milton Mutum (PSD) e endossado por outros três parlamentares. Mutum já antecipou que apresentará um novo pedido propondo a implantação da CEI.

O arquivamento foi duramente criticado pelos vereadores da oposição, em especial o autor do pedido. Milton Mutum garante que seguiu as orientações do Regimento Interno da Casa ao encaminhar o pedido na forma de um Projeto de Resolução e não através de um 'Requerimento', apesar de admitir que pode ter ocorrido erros, avaliou que o arquivamento poderia ser evitado se houvesse disposição política da maioria.

"Vou pedir a opinião de outros advogados. Não nego que o parecer pode estar correto, porém está claro que há um rigor excessivo nesse caso. A falha alegada não deveria ser impedimento para iniciarmos a investigação", avaliou.

Segundo Mutum, os argumentos apresentados no pedido inicial deverão ser reformulados e apresentados na próxima sessão ordinária do Legislativo, através do instrumento sugerido pela assessoria da Câmara. Ele confirmou que mantém o apoio de um terço dos vereadores, percentual mínimo exigido para viabilizar a implantação da CEI.

Reações

O vereador Reginaldo Santos (PPS) preferiu não polemizar com a assessoria jurídica da Câmara. Para ele o mais importante no momento é focar a atenção nas medidas visando garantir a apuração das irregularidades na obra, orçada em cerca de R$ 54 milhões.

"Se eles querem que a gente faça um novo requerimento, façamos. O que não podemos é desistir da nossa função de fiscalizar. Vamos fazer nossa parte e acredito que, daqui para frente, não haverá novos adiamentos", afirma.

Mohamed Zaher (PSD) também disse que o arquivamento determinado hoje não o desanimou. "Vamos continuar lutando para esclarecer o que aconteceu nesta obra. Vamos reafirmar o pedido de instalação da CEI e queremos que esta investigação ocorra da forma mais ampla e transparente possível", adiantou.

Alémde Mutum, Zaher e Reginaldo, o pedido arquivado hoje também tinha a assinatura do vereador João Gomes (PSD).

Leia também:

Câmara Municipal vai arquivar pedido de abertura da CEI sobre Travessia Urbana

Instalação da CEI ficou para a próxima sessão; vereadores ainda podem incluir ou retirar assinatura

Milton Mutum nega atraso no protocolo e quer instalação da CEI da Travessia Urbana nesta quarta

Bancadas do PSD e do PPS cobram e Câmara será obrigada a investigar obra da travessia urbana

Prefeito confirma renovação de convênio e obras da travessia urbana devem ser retomadas em 10 dias

Mohamed defende quebra de sigilo financeiro e telefônico da Objetiva

DNIT/MT estuda multa por falha na fiscalização e quer a 'verdade' sobre obra da travessia urbana

Prefeitura diz que empreiteira vai recuperar pavimento no trecho sem asfalto da BR-364

Prefeitura estuda duas propostas para resolver problema da travessia urbana em caráter emergencial

Exclusivo:Consultora recebeu mais de R$ 600 mil para fiscalizar obra, mas ainda não explicou falhas